18/11/2009

Métodos de Recolha de Dados

Uma vez escolhido o problema e o projeto aprovado é hora de iniciar a etapa de coletas de dados que tem os seguintes recursos como indicadores para utilização.
Pesquisa bibliográfica
Pesquisa experimental
Pesquisa documental
Entrevistas
Questionários e formulários
Estudos de caso relatos de experiências/ relatórios de estágios,
Observação sistemática.
O pesquisador pode se utilizar de um desses recursos ou uma integração entre dois o mais, dependendo do seu objeto de pesquisa, por exemplo, pesquisa bibliográfica complementada com entrevistas.

Os questionários são instrumentos de coletas de dados preenchidos pelo informante sem a presença do pesquisador. Deve-se ter o cuidado de limitar o questionário em sua extensão e finalidade, a fim de que possa ser respondido num curto período de tempo, com limite máximo de trinta minutos. Na elaboração do questionário é importante determinar quais são as questões mais relevantes a serem propostas, relacionando cada item à pesquisa que está sendo feita e à hipótese que se quer demonstrar, provar ou verificar. Se o questionário for enviado pelo correio tradicional ou eletrônico é necessário enviar antes uma carta de apresentação, que deve conter indicações sobre:

Qual a finalidade do estudo;
Como deve ser preenchido o questionário;
Se há necessidade de identificação pessoal, ou não.
Se não, é preciso garantir o anonimato;
E como devolver o questionário preenchido.
Tanto o formulário como o questionário se constituem de perguntas fechadas e padronizadas, e, portanto, mais fáceis para se tabular e codificar, proporcionando comparações com outros dados relacionados ao tema pesquisado. Sendo assim o questionário se identifica como um instrumento de pesquisa quantitativo. As perguntas devem ser ordenadas das mais simples para as mais complexas, possibilitando uma única interpretação e a apresentação de uma idéia por vez.

Vale dizer que embora o questionário seja um instrumento de quantificação fechado, não exclui a idéia de se fazer algumas perguntas abertas, das quais se exige uma resposta mais pessoal, espontânea, que possa trazer dados importantes para uma análise qualitativa. Essa opção de colocar perguntas abertas num questionário fica a critério do pesquisador.

Referências Bibliograficas

Pádua, E. M. M. (2007). Metodologia da Pesquisa: abordagem teórico-prática. 13a ed. Papirus. Campinas, SP.

Severino, A. J. (2008). Metodologia do Trabalho Científico. 23a ed revista e atualizada. Cortez Editora. São Paulo, SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será valioso para minha pesquisa. Muito obrigada e volte sempre!