22/10/2009

Como caracterizar um estudo de caso em investigação?

As investigações que se concentram em estudo de um caso particular são caracterizadas por “estudo de caso”. Estas acontecem na coleta de dados e sua análise. O caso escolhido deve ser significativo e bem representativo. Os dados devem ser coletados rigorosamente e trabalhados, mediante análise rigorosa e apresentados em relatório qualificado.

Veja figura segundo Pádua, 2007


Como começar uma investigação?

Parafraseando Marco Vezzani, podemos dizer que num processo de investigação o primeiro passo a ser dado é o da observação, pois a partir dela buscar-se-ão as respostas às perguntas como “porque tal fenômeno ocorre?” ou “que relação este fenômeno tem com aquele?”. Para estas perguntas, buscar-se-á formular as possíveis respostas ou as denominadas hipóteses. Estas visam a busca de diversas informações já conhecidas, sendo suposições testáveis e, a partir delas, são realizadas deduções, que prevêem o que pode acontecer caso estejam corretas.
Desta forma, os testes experimentais e/ou novas observações são realizados para testar as hipóteses e averiguar se as deduções podem ser confirmadas ou refutadas. Assim, uma hipótese aceita, deverá ser divulgada a fim de auxiliar trabalhos posteriores de outros pesquisadores, através de publicações, apresentações em eventos, congressos e comunicações pessoais como esta.
Convém, elencar que uma hipótese confirmada por inúmeras experimentações, irrefutável num espaço temporal, poderá se tornar uma teoria - conjunto de leis, conceitos e modelos - que busca explicar diversos fenômenos. Entretanto, mesmo uma teoria bem consolidada, ainda é passível de mudança. Finalmente, a realização de novas observações e teorias faculta a possibilidade de novas descobertas, surgindo daí a imprescindivibilidade de uma pesquisa.

Quais as características de um bom problema de investigação?

Pádua apud Dusilek (1986, p.67) diz que “Formular é expressar de forma precisa, afirmar definida e sistematicamente”. Portanto, para se caracterizar um bom problema, após a escolha do tema, o pesquisador deverá delimitá-lo, pois geralmente o tema escolhido tem uma amplitude que comporta vários estudos e interpretações. A tarefa do pesquisador é decompor o tema e selecionar com precisão o seu campo de atuação. Neste sentido, a escolha do problema se torna uma tarefa difícil que exige reflexão crítica do pesquisador, originalidade e conhecimento científico. Alguns aspectos devem ser levados em consideração, entre eles, o enunciado do problema o qual inicia o processo de investigação, bem como, orienta a coleta de dados, e determina os resultados da pesquisa.

Etapas a percorrer no processo de investigação:

Etapa I – O projeto de pesquisa

Etapa II – A coleta de DadosEtapa III – A análise dos DadosEtapa IV – A elaboração da escrita

Organização dos documentos

Os documentos obtidos na pesquisa devem ser organizados em ordem cronológica e separados individualmente a fim de serem analisados, classificados e interpretados a partir da coleta de informações. Esta etapa envolve o estabelecimento de relações existentes entre os dados, ou seja:

• Pontos de divergência
• Pontos de convergência
• Tendências
• Regularidades
• Princípios de casualidade
• Possibilidades de generalizações.

Se necessário faz-se tratamento estatístico dos dados

Referência Bibliográfica:

PÁDUA, E. M. M. Metodologia da Pesquisa: abordagem teórico-prática. 13a ed. Papirus. Campinas, SP.(2007)

SAMPIERI, R. H et al. Metodologia de pesquisa. 3 ed. São Paulo: McGraw-Hill Interamericana do Brasil Ltda. (2006).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será valioso para minha pesquisa. Muito obrigada e volte sempre!