22/10/2009

Quais os paradigmas em que se pode inserir a investigação educacional?

Para responder a questão recorri a bibliografia de Severino 2007,que ressalta que o paradigma epistemológico de uma investigação na Área de Ciência Natural difere de uma investigação na Área de Ciências Humanas. No âmbito das Ciências Naturais há basicamente um único paradigma que é representado pelo “positivismo” fundamentado na física clássica de Newton. A partir do Séc XIX, foram se constituindo as Ciências humanas com a pretensão de se configurar de acordo com os mesmos parâmetros das ciências naturais.
Pesquisadores perceberam que para o estudo e conhecimento do homem outros paradigmas podem ser utilizados e igualmente satisfatórios. Dessa lógica as Ciências Humanas passaram a se realizar sob a referência teórica metodológica do “Funcionalismo”. O Funcionalismo se apóia no pressuposto de que toda atividade social e cultural é funcional. Ou seja, o papel das Ciências humanas é de identificar essas relações, descrevendo seus processos e explicitando suas articulações a partir de uma abordagem “empírica”, com métodos apropriados.
Outro paradigma é o “Estruturalismo”, ou seja, corrente epistemológica inserida na tradição positivista que tem referência em pensadores como Levi Strauss, Lacan e Focault. O estruturalismo se apóia no pressuposto de que todas as formas de vida social se organizam sob o modelo de sistemas estruturados.
Um terceiro paradigma mencionado por Severino é o paradigma “Dialético” que se baseia em pressupostos considerados pertinentes à condição humana e as condutas dos homens. O paradigma dialético está ligado à "investigação antropológica", conduzida sob inspiração "hermenêutica" e pressupõe que a realidade da existência humana só se faz conhecer pelo viés da cultura.
Dessa leitura quase complexa pude concluir que a relação entre os paradigmas existentes e os métodos de investigação está na fundamentação teórica que sustenta o objeto de pesquisa e sua problematização. Essa relação dos paradigmas com o método, a meu entender está nas escolhas do pesquisador, de como organizar as etapas da sua investigação, de como fazer a análise do conteúdo da pesquisa e dos seus resultados.

Que métodos se podem definir em investigação educacional?

Estrutura Metódica e planeada segundo Severino:

1. Elaboração de um projeto de pesquisa
2. O levantamento de fontes referentes ao objeto
3. A atividade de pesquisa e a prática da documentação
4. A análise dos dados e a construção do raciocínio demonstrativo
5. A redação do relatório com os resultados da investigação.

Severino ressalta a importância do planeamento antes de realizar um trabalho de investigação. Ou seja, precisa um registro da investigação, um “projeto”.
Para a elaboração desse projeto o investigador precisa ter bem claro o objetivo da investigação e como ele está problematizado. Qual hipótese que está levantando para resolver o problema, quais elementos teóricos pode contar, quais recursos instrumentais dispõe para levar adiante a pesquisa, e quais etapas pretende percorrer?

O investigador precisa vivenciar "uma questão problematizadora". Para isso, poderá colher elementos do contexto acadêmico, profissional e cultural em que vive. Em relação ao tipo de investigação, todo o trabalho necessariamente precisa ter uma procedência de trabalho científico, ou seja: de pesquisa, de reflexão pessoal, autônomo, criativo e rigoroso.

Referências Bibliograficas

Pádua, E. M. M. (2007). Metodologia da Pesquisa: abordagem teórico-prática. 13a ed. Papirus. Campinas, SP.

Severino, A. J. (2008). Metodologia do Trabalho Científico. 23a ed revista e atualizada. Cortez Editora. São Paulo, SP.

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