22/10/2009

Como citar as fontes usadas numa investigação

As citações e fontes utilizadas na investigação devem ser de acordo com as normas científicas do país.
No caso do Brasil ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A análise bibliográfica é o primeiro momento da identificação e localização das fontes, sendo realizada a partir da consulta aos catálogos das bibliotecas e internet. O pesquisador vai aos poucos selecionando, na prática, o que é fonte em sua área de pesquisa. Não é um trabalho fácil, porque muitas obras que são consideradas bibliografia em uma determinada área do saber, em outras são fontes indispensáveis à pesquisa científica. A organização das fontes pode ser: por assunto, por títulos ou por autor.

Os dados coletados devem ter suas fontes corretamente citadas no relatório de pesquisa, evitando-se assim problemas de uso indevido de material, que caracteriza uma violação das normas internacionais de direitos autorais. Quando os dados da pesquisa forem coletados pela internet, devem-se redobrar os cuidados com os registros, para que não ocorra apropriação indevida de idéias, e informações, de outros pesquisadores, sem dar-lhes os devidos créditos. O mesmo deve acontecer com troca de informações por e-mail ou listas de discussão em grupos de estudo via internet.

7 comentários:

  1. Boa tarde professora Zimmer.
    Gostaria de saber se preciso citar abaixo da tabela, a fonte de dados da própria autora, e como citar.
    Segundo a ABNT todas as fontes devem ser citadas, mesmo dos dados gerados pela pesquisa.
    Que nome devo dar a esta fonte? (da própria autora, fonte direta...)
    Obrigada!
    Márcia

    ResponderExcluir
  2. Tenho a mesma dúvida do comentário acima. Como citar fonte do proprio autor numa figura, grafico ou tabela?
    Antecipadamente, gradeço a gentileza da resposta.
    Michael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MIchael!
      Obrigada por participar deste blog e pelo questionamento. Abaixo respondi para Marcia e acredito que também vale para o seu questionamento. Espero que ajude. Bom trabalho! Josete

      Excluir
  3. Marcia, desculpe por não ter atualizado o blog. Só agora passei por aqui...
    Você deve apresentar os dados do autor da tabela ou imagem da mesma forma que faz para os demais dados bibliográficos: autor (quem?) título (o que é´?), edição, local de publicação (onde?), editora e data da publicação da obra, pois a finalidade da referência é informar ao leitor a origem das ideias apresentadas no seu trabalho.
    Se a figura tiver sido elaborada por outra pessoa e copiada de um livro, periódico, artigo ou álbum, por exemplo:

    Figura 7 – Blog Informática na Prática Pedagógica
    [FIGURA]
    Fonte: Zimmer, 2012, p. 72.
    Obs.: A referência completa você coloca como nota de rodapé, ou na lista de referências no final do texto: Disponível em
    https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/2212/4/Vers%C3%A3o_FINAL_01_05_2012_Josete.pdf

    Acesso em 30/08/2014

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Tenho uma duvida. Utilizei os dados de uma tabela que não fui eu quem fez para criar alguns graficos e inseri-los no trabalho, como devo citar citar a fonte do grafico?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Olá Jackson!
    Você deverá indicar Gráfico adaptado de... E citar autor (quem?) título (o que é?), edição, local de publicação (onde?), editora e data da publicação da obra, pois a finalidade da referência é informar ao leitor a origem das ideias apresentadas no seu trabalho.
    Se tiver dúvidas consulte o documento elaborado pela Universidade Federal do Paraná em: http://www.utfpr.edu.br/dibib/normas-para-elaboracao-de-trabalhos-academicos/normas_trabalhos_utfpr.pdf, abraço,
    Josete

    ResponderExcluir

Seu comentário será valioso para minha pesquisa. Muito obrigada e volte sempre!