Questionário Online


ATENÇÃO


Responda a pesquisa abaixo apenas se for professor (a) que utiliza as TIC na sala de aula.

Pesquisa para Professores

Análise da Dissertação: O Papel da Internet no processo de contrução do conhecimento.

Amostragem

Técnicas de Entrevistas

Preparação do Guião de Entrevista

Guião de Entrevista do Grupo Alémar

Comentários dos colegas ao Guião do Grupo Alémar

Meus comentários aos trabalhos dos colegas

Para Eurek@s:


Apenas hoje consegui postar minha opinião e comentários a respeito do vosso guião.

Gostei muito da estrutura escolhida e também da forma como a entrevista será conduzida. Fiquei em dúvida com relação à quantidade de professores. Como são apenas cinco por escola, não sei se não é um número muito pequeno para representar um “universo”. Quanto ao tempo da entrevista, achava que 30 minutos seriam suficientes, mas depois, analisando bem pelo número de questões, creio que 45 minutos são suficientes, porém, pode ser cansativo.

Quanto a distribuição e conteúdo das questões, creio que estão muito bem elaboradas e organizadas. Abraço,
Mais comentários veja aqui.
A Recolha de Dados
Uma vez escolhido o problema e o projeto aprovado é hora de iniciar a etapa de coletas de dados que tem os seguintes recursos como indicadores para utilização.

Pesquisa bibliográfica

Pesquisa experimental

Pesquisa documental

Entrevistas

Questionários e formulários

Estudos de caso relatos de experiências/ relatórios de estágios,

Observação sistemática.

O pesquisador pode se utilizar de um desses recursos ou uma integração entre dois o mais, dependendo do seu objeto de pesquisa, por exemplo, pesquisa bibliográfica complementada com entrevistas.

Os questionários são instrumentos de coletas de dados preenchidos pelo informante sem a presença do pesquisador. Deve-se ter o cuidado de limitar o questionário em sua extensão e finalidade, a fim de que possa ser respondido num curto período de tempo, com limite máximo de trinta minutos. Na elaboração do questionário é importante determinar quais são as questões mais relevantes a serem propostas, relacionando cada item à pesquisa que está sendo feita e à hipótese que se quer demonstrar, provar ou verificar. Se o questionário for enviado pelo correio tradicional ou eletrônico é necessário enviar antes uma carta de apresentação, que deve conter indicações sobre:

Qual a finalidade do estudo;

Como deve ser preenchido o questionário;

Se há necessidade de identificação pessoal, ou não.

Se não, é preciso garantir o anonimato;

E como devolver o questionário preenchido.

Tanto o formulário como o questionário se constituem de perguntas fechadas e padronizadas, e, portanto, mais fáceis para se tabular e codificar, proporcionando comparações com outros dados relacionados ao tema pesquisado. Sendo assim o questionário se identifica como um instrumento de pesquisa quantitativo. As perguntas devem ser ordenadas das mais simples para as mais complexas, possibilitando uma única interpretação e a apresentação de uma idéia por vez.

Vale dizer que embora o questionário seja um instrumento de quantificação fechado, não exclui a idéia de se fazer algumas perguntas abertas, das quais se exige uma resposta mais pessoal, espontânea, que possa trazer dados importantes para uma análise qualitativa. Essa opção de colocar perguntas abertas num questionário fica a critério do pesquisador.

Referências Bibliograficas

Pádua, E. M. M. (2007). Metodologia da Pesquisa: abordagem teórico-prática. 13a ed. Papirus. Campinas, SP.

Severino, A. J. (2008). Metodologia do Trabalho Científico. 23a ed revista e atualizada. Cortez Editora. São Paulo, SP.

Ainda sobre o tema II