Análise de Dados

As questões colocadas pela professora Alda Pereira a fim de que refletíssemos sobre a elaboração do guião foram às seguintes:

"As entrevistas são semi-estruturadas e inserem-se num estudo de caso sobre as representações de professores do ensino básico/secundário que sejam amigos pessoais dos estudantes do Mestrado em Comunicação Educacional e Multimédia/MCEM. (estamos a forçar um pouco o caso, mas é para efeitos de trabalho prático).

São três as questões de investigação:

1) O que pensam esses professores sobre as redes sociais a exemplo do Facebook, Myspace, Twitter, etc?
2) Como é que vêm a sua (hipotética/real) participação numa rede social?
3) Que expectativas têm sobre o seu uso no ensino?"

A elaboração do guião seguiu os seguintes passos:

Selecção da amostra dos sujeitos a entrevistar (50 professores do ensino básico e secundário em efectividade de funções de qualquer grupo disciplinar e que trabalham com redes sociais;

crição do perfil dos sujeitos (área disciplinar, habilitações académicas, idade, tempo de serviço);
Definição do propósito da entrevista (trabalho de mestrado);

Estabelecimento do meio de comunicação (oral);

Elaborar as perguntas de acordo com a problemática a investigar.

Procedimentos durante a entrevista

Serão adoptados os procedimentos de acordo com o protocolo utilizado nestas situações de modo que o entrevistado seja esclarecido sobre o que se pretende e quais os objectivos. Dentro, ainda, do protocolo, as entrevistas terão um tempo de duração compreendido entre 15 a 30 minutos cada uma. Esse tempo será testado antes, a fim de verificar se está adequado. Contudo há que se salientar que o(s) entrevistador(es), quando habilitado(s) adequadamente, poderá(ão) levar valores de tempo dentro desse intervalo.

Convém salientar que será comunicado aos entrevistados detalhes sobre os direitos garantidos, a fim de promover um clima agradável, de privacidade e de registro de tudo o que será dito e ouvido.

Critérios para determinação do universo amostral e requisitos a serem considerados na escolha da amostra.

Serão adoptados os procedimentos para a determinação do universo amostral e cálculo da amostra de acordo com os parâmetros elencados a seguir:

será uma amostragem não probabilística, com sujeitos escolhidos por critérios já elencados anteriormente;

Será uma amostragem intencional.

Elaborando um Guião colaborativo

Minha intervenção para o início deste trabalho foi a seguinte:

Olá caros colegas Robaud e Monteiro.

Li a opinião dos dois e concordo, particularmente com o Roubaud na questão dos “porquês nãos”. Embora queiramos saber o quanto às redes sociais são utilizadas em contextos educacionais, penso que numa eventual dissertação precisamos dados, tanto positivos, como negativos. Esses dados podem nos dá mais argumentos para controvérsias que possam surgir pela banca examinadora...

Como estamos simulando uma investigação, creio que esse ensaio deva servir para possíveis adaptações particulares. Portanto, considero as questões pertinentes, e até penso que deveriam ser questões mais abertas, como por exemplo: usa as redes sociais em contexto educativo? Como? Para quê? Ou, se não usa, quais as razões? Desse modo, além de fazer o entrevistado reflectir um pouco mais, suas respostas poderiam nos ajudar a construir a defesa de modo mais democrático, colaborativo, e não apenas pessoal. Posso estar equivocada com essa minha opinião. Se estiver, fiquem à vontade para concordar, ou não.

Realização da Entrevista

A entrevista que fiz pode ser vista aqui