Problemática da Investigação

A investigação baseada no planeamento (Design-Based Research - DBR)

Com base no que li e pesquisei no fórum de discussão e outras fontes, penso que a aprendizagem baseada na investigação, (Design-Based Research-DBR), pressupõe a colaboração entre professores e investigadores de modo a possibilitar a implementação de propostas didácticas que conseqüentemente venham a aumentar a motivação para a aprendizagem dos alunos. Neste sentido, o design desempenha um papel crítico no desenvolvimento da teoria, do planeamento e da avaliação. Clementino, (2006).

Wang e Hannafin (2005) descrevem a metodologia por meio de DBR, sob cinco características básicas que orientam a pesquisa relacionada ao design:

1) Pragmática/intervencionista - Pesquisadores se dirigem a questões práticas para promover compreensão fundamental sobre design, aprendizagem e ensino. A pesquisa tem como pressuposto, a intervenção no mundo real.

2) Situada - A pesquisa é situada tanto na literatura disponível quanto no contexto do mundo real. Antes de iniciar a pesquisa, os pesquisadores precisam fazer uma ampla pesquisa na literatura, buscando casos de design elacunas a serem pesquisadas. Por outro lado, a pesquisa acontece situada em seu contexto real em que os participantes interagem e não em cenários de laboratório.

3) Interativa, iterativa e flexível - É interativa, já que os pesquisadores trabalham em parceria com as pessoas envolvidas na prática de ensino- aprendizagem, identificando abordagens e desenvolvendo princípios para as soluções pedagógicas.

É iterativa, porque a pesquisa é caracterizada ciclos intermitentes de design, realização ou implementação, análise e (re) design. É flexível, uma vez que os designs devem comportar mudanças ao longo do processo de pesquisa.

4) Integrativa- A pesquisa é realizada a partir de uma variedade de abordagens e métodos tais como entrevistas, painel de especialistas, estudo de caso, avaliação, etc.

(5) Contextual - Embora os resultados da pesquisa estejam relacionados a um contexto específico, eles não se limitam a prescrever atividades a serem seguidas, transcendendo ao problema do cenário de pesquisa para orientar os designers no desenvolvimento de teorias e geração de novos resultados.

De acordo com Ramos e Struchiner (2008), a pesquisa baseada em design gera conhecimentos distintos daqueles gerados em abordagens tradicionais. Essa metodologia vem sendo adotada há alguns anos em pesquisas no mundo inteiro, e também no Brasil, que mesmo de modo menos acelerado tem gerado conhecimentos significativos, tanto em relação ao contexto particular da pesquisa, quanto ao processo de design de modo geral.

Referências Bibliográficas

Celementino, A. Etapas do planeamento. Universidade Federal de Juiz de Fora (2006)

Instruccional Design Models. Disponível em: http://carbon.ucdenver.edu/~mryder/itc/idmodels.html, acedido em 27/02/10.

Ramos, P. e S. Miriam (2008). Pesquisa e Desenvolvimento de um Ambiente Virtual para o Ensino de Medicina e Psicologia na Análise Preliminar de Processos de Disigner.Universidade Federal do rio de Janeiro, RJ. http://www.abed.org.br/congresso2008/tc/5112008113754AM.pdf acedido em 27/02/10.

Wang, F., & Hannafin, M. J. (2005). Design-based research and technology-enhanced learning environments. Educational Technology Research and Development, 53(4), 5-23. http://projects.coe.uga.edu/dbr/explain01.htm#references, acedido em 27/02/10.